Saindo do automático (p)



O CONTROLE DA LUZ

Desde o início da fotografia digital a opção "automático" ganhou destaque entre amadores, e assim nem tentavam (ou tentam) as várias opções manuais e de prioridades...
Talvez comodismo ou quem sabe receio (o que na verdade é estranho pois digital é digital = milhões de clicks).


Se for por receio, vamos mudar isto agora !!!



A técnica fotográfica se baseia em três princípios fundamentais:


  • Quantidade de Luz (Abertura Diafragma);
  • Tempo da Luz  (Velocidade do Obturador);
  • Sensibilidade do Filme (sensor), ou ISO.


Abertura Diafragma (aperture):

Fotografia significa "desenhar com a luz", neste sentido sem luz sem fotografia. 
A abertura do diafragma é o quanto de luz que atinge o sensor pelo período determinado e é medida por um valor “f/x”, onde x é o número correspondente à abertura. 


Quanto maior esse número, mais fechado o diafragma está e consequentemente menos luz no sensor.
Quanto menor esse número, mais aberto o diafragma está e mais luz no sensor.





Velocidade do Obturador (shutter):

A velocidade do obturador refere-se ao tempo em que a câmera mantém o diafragma aberto para a luz da cena penetrar através da lente e produzir a fotografia. É indicada em segundos, como 1s, 2s, 30s, etc.Velocidades mais rápidas são dadas em frações de segundos:



Para evitar fotos escuras, devemos aplicar velocidades baixas, o que significa que o obturador ficará aberto mais tempo.

E ao contrário, para evitar fotos "estouradas" ou com muita luz, devemos aplicar velocidades mais altas onde o obturador ficará menos tempo aberto.

Obs.: a velocidade do obturador impacta diretamente no objetivo que deseja sobre a fotografia, como o congelamento em caso de esportes ou ação com crianças e animais, tanto quanto efeitos "borrões" como panning...





Sensibilidade do Filme (sensor), ou ISO:

O número ISO (sigla de International Standards Organization) determina a sensibilidade do sensor da câmera em capturar a luz (ou no caso da fotografia analógica, do filme). Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara. 

Se o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme, ou sensor, aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada.



Porém, existem consequências. Um ISO baixo capta pouca luz, porém quase não apresenta ruído (aqueles pontinhos granulados, geralmente nas áreas mais escuras da foto) e os contornos ficam mais nítidos. Já um ISO maior, apesar de permitir fotografar com pouca luz, gera um ruído perceptível e prejudica a nitidez dos detalhes, o que pode arruinar uma boa fotografia.


Resumindo é isto, o tripé fundamental da fotografia: Diafragma/Obturador/ISO. Hoje câmeras básicas e até celulares te deixam operar no manual, então mãos a obra. 


Pra facilitar deixo um simulador de câmera fotográfica todinho no manual (hahaha)...

Treinem, treinem e depois treinem...





*caso o simulador esteja fora do ar por algum motivo tem estas duas opções: 



menegati.com

"Só é meu aquilo que posso carregar comigo..."

No comments:

Post a Comment